terça-feira, 17 de junho de 2014

Rafael Gomes derrota o “Inferno” ficando em 1º Lugar no IBERMAN


Este passo dia 14 de Junho realizou-se a segunda edição do Iberman Triatlón La Luz, que ligou Portugal a Espanha na distância conhecida por "Ironman" (3,8Km Natação / 180Km Ciclismo / 42Km Corrida), que teve como vencedor um português. Foi Rafael Delaunay Gomes, o experiente triatleta que, que esta época, está a investir nas distâncias longas.

Como previsto, a prova foi extremamente dura devido ao calor, a rondar os 40º, e ao sobe e desce do percurso de ciclismo, tendo Rafael Delaunay Gomes terminado com o tempo de 9h42min55seg.

No segmento de Natação Rafael geriu bem o esforço, saindo em 3º Lugar com o tempo de 59min40seg. No Ciclismo Rafael realizou um esforço “sobre-humano” para conseguir gerir muito bem o esforço e a nutrição, devido ao calor infernal que estava, acabando este segmento com o tempo de 5h24min21seg. Na Maratona Rafael saiu em 2º lugar do parque de transição a 10min do atleta Ivan Tejero Vázquez, que ultrapassou ao 20º Km deste segmento. Neste segmento de corrida Rafael Gomes conseguiu fazer um excelente tempo de 3h14min apesar das condições adversas que estavam.

Rafael Gomes deixa aqui alguns relatos pessoais sobre como se passou a prova:

“Apesar do calor, a rondar os 40º, fui conseguindo gerir o esforço, graças à nutrição e hidratação. Comi duas barras e ingeri 16 bisnagas de gel. Ao mesmo tempo, em cada abastecimento, tirava três bidões de água fria e colocava dentro do equipamento para arrefecer o corpo”

“Aos 90 km de ciclismo, senti uma quebra física e tive de raciocinar muito bem sobre a estratégia que ia adotar a partir dali. Com a corrida, voltei a sentir uma aragem e, como vi que o espanhol Ivan Tejero Vázquez, que ia isolado à frente, estava a quebrar e ao alcance, aumentei o ritmo.”

“Durante todas aquelas horas que dura a prova, vamos focados em gerir a alimentação, a hidratação, o próprio esforço físico. O sofrimento vai tão ao limite, que não pensamos em mais nada, senão tentar geri-lo da melhor maneira para chegar ao fim”

“Quero qualificar-me para ir à final do Ironman, no Hawai, que é a prova rainha da distância. Para isso tenho de conseguir ganhar uma vaga em provas do circuito. Devo tentar ir a Barcelona ou aos EUA no final do ano”

A próxima prova do atleta Rafael Gomes será no dia 6 de Julho, Campeonato Nacional de Triatlo Longo de Grupos de Idade - Caminha. Esta prova é compostas por 1,9Km Natação/90Km Ciclismo/21Km Corrida, sendo esta prova importante para Rafael Gomes conseguir ir procurar um dos “títulos” desta distância.

1 comentários:

Chuva Vasco disse...

Muitos parabéns pelo resultado na prova, mas fundamentalmente pela gestão inteligente que fizeste da mesma, sei que não foi uma prova fácil e conseguir ultrapassar os obstáculos nessas condições não é tarefa fácil. Uma vez mais parabéns, boa recuperação

Enviar um comentário