Conquistas / Ambições de Rafael Delaunay Gomes

Triatlo IRONMAN

O Triatlo tem vindo a destacar-se na nossa Sociedade nos últimos anos como a actividade desportiva que mais cresceu, tornando-se uma referência nacional e geradora de muitas receitas e proveitos.

Os triatlos na distância IM (IRONMAN) disputam-se nas distâncias de 3.8km de natação, 180km de ciclismo, e 42.2km de corrida a pé, existindo um circuito mundial de provas que qualifica os atletas para o Campeonato Mundial, que se realiza todos os anos, em Outubro, no Hawaii, berço do triatlo de longa distância e uma prova mítica pelas distâncias envolvidas.

Em termos internacionais esse mediatismo já existia, e, actualmente, as maiores empresas de todo o mundo, nomeadamente empresas americanas e os seus gestores de Topo, encaram os desafios IRONMAN como a oportunidade e a possibilidade de testar as capacidades de superação e perfil dos seus colaboradores.

Sendo as provas de maior desgaste que existem em termos oficiais a sua conclusão só por si é um feito, no entanto o Rafael não pretende só concluir, mas disputar os lugares de relevo.

Conquistas

O Rafael Gomes é um triatleta, actualmente com 35 anos residente em Oliveira do Hospital, praticante de Triatlo há cerca de 20 anos.
Desde cedo que despontou nas camadas jovens com resultados relevantes como o Campeão Nacional de Triatlo em vários escalões.

A partir dai tem-se firmado no Triatlo Sénior como um dos atletas de Topo das provas de Triatlo Sénior a nível Nacional especialmente no Triatlo Longo.

Fruto dessa aposta nas distâncias do Triatlo mais longas entre os anos 2009 e 2011 o liderou várias vezes o Ranking do Campeonato Nacional, foi Campeão Nacional de Triatlo Longo e foi 2 vezes 3º Classificado no Campeonato Ibérico de Triatlo longo. Apartir dai demonstrou ter ambição e vontade para evoluir cada vez mais na modalidade. 

Em 2014 tornou-se Campeão Ibérico de Triatlo Longo - IBERMAN (Distância Ironman) e tornou-se Campeão Nacional de Triatlo Cross.

No ano de 2015 conseguiu o apuramento para o Campeonato do Mundo de Triatlo IRONMAN do Hawaii no IRONMAN de Lazarote e foi Finisher do IRONMAN do Hawaii com o tempo de 9h51.

2016 foi um ano atípico para Rafael Delaunay Gomes, onde foi operado fragilizando muito a suas capacidades como também reduziu muito a sua performance. Mesmo assim realizou o Triatlo IRONMAN - NorthWest Triman onde consegui um "Excelente" 2º Lugar à geral, obtendo assim o seu recorde da distancia com 9h25. 

Assim em 2017 continuou e não baixou os braços obtendo assim ainda dois resultados de relevância na modalidade 3º Classificado no Campeonato Nacional de Triatlo Longo no Grupo de Idade 35-39 anos e Vice Campeão Ibérico de Triatlo Longo - IBERMAN (Distância Ironman).


Ambições

Os seus objectivos a médio e Longo Prazo é competir quer em provas nacionais de Triatlo Longo, quer a nível Internacional com o propósito de conseguir lugares de relevância em Campeonatos Nacionais de Triatlo Longo e Triatlo Cross como também obter novamente a qualificação para o Campeonato do Mundo de Triatlo Longo IRONMAN - Hawaii 2020.

Como professor de Educação Física, Gerente do Centro Desportivo RDSports e, também, treinador da NewID de vários atletas de Triatlo, de BTT e Trail Montanha, tenta desta forma conciliar a vida profissional com a de atleta de alto nível competitivo.

Os valores principais que definem e regem tanto o Rafael, como de todos os membros da equipa de que faz parte, são o espírito de sacrifício, a entrega e a luta diária por atingir os objectivos traçados, a competitividade, princípios que julgamos perfilhar com a instituição a que nos dirigimos agora.

A Equipa que Rafael representa nesta época é o Grupo Desportivo Estoril Praia - Triatlo.

Como programa de provas para 2018, ainda com algumas datas por definir, mas com os objectivos já traçados, o Rafael pretende  realizar várias provas de Triatlo Longo e Triatlo Cross em Portugal e Espanha que permitirão evidenciar resultados de relevo nacional e ibéricos.

Para além da provas de Circuito e Triatlo Rafael Delaunay Gomes pretende fazer ainda aventuras que o permitirão evoluir e evidenciar com sendo estas desafiantes para qualquer atleta desta natureza, como por exemplo a realização da mítica Nacional 2 onde realizou a mesma de Chaves a Faro em 29h. 

Todo o Calendário de evento estará no separador de Calendário 2018.

0 comentários:

Enviar um comentário