quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Taça Ibérica de Triatlo Longo

É já no próximo Domingo que se realiza a 4ª e derradeira etapa da Taça Ibérica de Triatlo Longo, em Ibiza, Espanha, numa prova disputada nas distâncias de 4km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida.
O Rafael parte para esta prova cheio de força e motivção, pois está com fortes possibilidades de assegurar um lugar no pódio, com a possibilidade de lutar mesmo pelo 2º lugar nesta Taça Ibérica, fruto dos excelenes resultados obtidos em Lisboa e em Aveiro.
Mais informações sobre a prova no site oficial.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ranking Nacional de Triatlo 2010

E agora que chega ao fim mais uma época de Triatlo, a Federação de Triatlo de Portugal publicou os rankings finais, das várias competições que organiza.
Para o Rafael, estava em causa desde o início da época lutar por um lugar no pódio do Campeonato Ibérico de Triatlo de Longa Distância, uma prova cuja organização se dividia entre a FTP e a sua congénere espanhola. Este campeonato divide-se em 4 etapas, não tendo sido possível ao Rafael participar na etapa inaugural, em Porto Santo, por questões de ordem logistíca. Ainda assim, e a apenas uma etapa do final deste campeonato, o Rafael encontra-se com fortes hipóteses de garantir um lugar no pódio final.
No entanto, existe uma outra tabela classificativa, o Ranking Nacional de Triatlo, que contabiliza todos os resultados efectuados pelos atletas nas várias provas de triatlo disputadas em Portugal. Tendo em conta que não fazia parte da planificação para esta época a participação em muitas provas, mas sim apostar nas provas de longa distância, é muito bom para todos chegar ao final da época e constatar que o Rafael se classificou em 2º lugar absoluto nacional!!!

É, sem dúvida, uma justa classificação, que premeia todo o esforço e dedicação de uma época, e que dá um novo alento para a nova época!! Esta tabela permite, assim, ao Rafael, assumir-se, claramente e com provas dadas, como um dos melhores atletas nacionais de triatlo, caso dúvidas ainda persistissem!!!
Assim, quase no fecho da época, este resultado deve-se, em muito, às pessoas que acompanham o Rafael de perto e que o apoiam incondicionalmente e todos os dias, mas também a todos os patrocinadores que têm apoiado o Rafael. A todos, MUITO OBRIGADO!!!
Para mais informações, consultem a notícia no site da FTP

I Triatlo de Montemor-o-Velho - Final do Campeonato Nacional Individual 2010



Realizou-se, no passado fim de semana, em Montemor-o-Velho, nas instalações do Centro de Alto Rendimento Desportivo, o I Triatlo de Montemor-o-Velho, estando em jogo, essencialmente, a luta pela classificação final no ranking nacional de Triatlo e no Campeonato Nacional Individual.




A prova, disputada na distância olimpíca, 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, foi, e muito bem, ganha por Duarte Marques, enquanto o Rafael se classificou na 12ª posição da classificação, sendo o 3º Sénior a ultrapassar a meta, o que, tendo em conta a natural apetência do Rafael por provas mais longas, não deixa de ser um grande resultado!!




Assim, foi possível ao Rafael subir ao pódio, para receber o prémio de 3º lugar Sénior, levando as cores dos seus patrocinadores ao lugar onde ele trabalha todos os dias para merecer estar, no topo!!





terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campeonato Nacional Individual de Triatlo

A poucos dias de se realizar a final do Campeonato Nacional de Triatlo, no Estoril, no próximo Domingo, o Rafael encontra-se muito bem posicionado, nesta competição organizada pela Federação de Triatlo de Portugal.

Classificação Campeonato Nacional de Triatlo Absoluto Masculino 2010 - 11º

Neste Campeonato, contabiliza-se a pontuação obtido no conjunto de 4 provas, todas na distância olimpíca, que são: Funchal, Aveiro e Setúbal, e a final, no Estoril.

Esta época, não foi possível ao Rafael participar na prova do Funchal, o que o prejudica no ranking, face a outros atletas.

Na prova de Aveiro, o Rafael, fruto de um segmento de ciclismo particularmente demolidor, classificou-se em 12º lugar, numa prova que serviu de teste e de treino para a que viria a realizar na semana seguinte, em Antuérpia.

Na prova de Setúbal, onde a corrente que se fazia sentir na Baía de Setúbal, aliada a um percurso de atletismo extremamente duro, com uma subida acentuada que era efectuada por 4 vezes, foi um dos grandes obstáculos a transpôr, o Rafael obteve um excelente 11º lugar, tendo, literalmente, voado no percurso de atletismo, com uma marca muito boa, 35'17'' nos 10km que compunham este segmento.